quinta-feira, julho 21, 2005

A Mulher no Lar 2

Poucas são as casas, embora modestas, que não tenham uma ou mais janelas. Porisso, o nosso primeiro cuidado, ao levantar-nos, deve ser abrir as janelas, de modo a permitir a renovação do ar e a sua circulação por toda a casa. Ar, luz e sol são os tres agentes imperscindiveis a uma boa higiene.
[...]
Quem tem varios aposentos, vai deixando ventilar uns, enquanto permanece nos outros. Abrem-se as camas; sacodem-se e expõe-se ao ar as roupas; batem-se os colchões, os travesseiros e as almofadas. Procede-se a seguir á rigorosa limpêsa de toda a habitação, se é pequena. Se é grande, á mais habitada, reservando a outra para dia, ou dias certos da semana.

.

O desmazêlo, o desleixo que se apoderam da mulher da classe operaria ou agricultora, depois que casa, são, sem duvida, uma das mais poderosas razões da sua infelicidade.
O tempo, que a maior parte délas consome na bisbilhotice com as visinhas ou a palrar de coisas sem interesse algum, aplicado a melhorar com o seu esforço as condições de vida e o conforto e comodidades da familia, produziria verdadeiros milagres.
A mulher do operario consciente deve receber o marido, á chegada do trabalho, com a fisionomia calma e sorridente, não havendo grave motivo a impedir-lho. Não o fazer participar das questões das visinhas – das quais não poucas veses se originam conflitos sangrentos – nem das suas arrelias com os filhos. Os pequenos deitados. Agua numa bacia para êle se lavar, sem necessidade de a pedir. Um casaco, embora remendado, mas limpo, para se libertar da poeira da rua, ou da oficina. Se tem animais domesticos, ja tratados e recolhidos. A ceia feita; os candieiros temperados e limpos. Na mesa uma toalha bem lavada. Umas flôres, mesmo numa jarrinha de barro, darão uma nota delicada de frescura e elegancia á mêsa mais desprovida de iguarias.
A comida, embora pobrissima, apetitosa.
Se o marido gosta de lêr, apenas acabar a ceia, deixá-lo á vontade, não o perturbar. Pedir-lhe até para lêr alto qualquer coisa que mais a interesse. Chamá-lo, por todos os modos á intimidade da vida de familia. Criar-lhe cada dia um gosto novo, por coisas saudaveis e dignas que o afastem dos maus companheiros, das sugestoes criminosas, da taberna e do jogo.

Sem comentários:

 
Free counter and web stats